![]() |
Hi-Fi Show 2025 |
Se dúvidas houvesse sobre o desejo de muitos profissionais e amantes de Hi-Fi para o regresso de um evento audiófilo a terras Lusas, o Hi-Fi Show 2025 acabou por dissipar o ceticismo que poderia ainda restar.
Nos três dias deste evento organizado pelo Música & Som, dezenas de visitantes marcaram presença junto à entrada do Centro de Congressos do Estoril bem antes da hora da abertura das portas, numa clara demonstração da vontade de ver o que de mais recente tem sido feito no mundo da audiofilia.
Mais de duas mil pessoas passaram pelo amplo recinto durante os dias 4, 5 e 6 de abril, em busca de conhecer e escutar o que de melhor se fabrica em todo o mundo ao nível do Hi-Fi e do áudio high-end.
![]() |
Hi-Fi Show 2025 |
Cerca de duas dezenas de expositores portugueses ligados a equipamentos de áudio, de vídeo e ao universo dos acessórios esgotaram as 20 salas disponibilizadas para esta primeira edição, cumprindo as expectativas criadas em relação à presença de alguns dos sistemas de nível audiófilo mais recentes no mercado – incluindo estreias mundiais.
![]() |
Hi-Fi Show 2025 |
Festa da música… e do vinil
A festa da Música e do Som no Estoril foi também feita por cerca de uma dezena de lojas especializadas em discos de vinil e outros suportes musicais físicos.
O espaço serviu sobretudo para a venda de discos e como ponto de encontro entre muitos amantes de música – incluindo novas gerações de melómanos e de apreciadores dos formatos mais ‘vintage’ –, mas funcionou também para dinâmicas entre os vendedores de vinil e os distribuidores de equipamentos, que desafiaram os visitantes a escolher um disco e a ouvi-lo num sistema de sonho.
![]() |
Hi-Fi Show 2025 |
À música dos discos e ao som dos equipamentos juntaram-se as vozes de especialistas em áudio, que puderam também falar de novas tecnologias, novos produtos e até de novos livros dedicados ao Universo do áudio.
"...As condições acústicas, não são piores que as do MOC, em Munique...", escreve JVH na sua análise ao evento.
Com as dores de crescimento próprias de uma primeira edição de um evento deste tipo, sobretudo ao nível da otimização dos espaços disponíveis, a organização, esgotada no fim dos três dias, alinhou pelo diapasão do dever cumprido (e com distinção, permitam-me a ousadia):
- Fernando Marques destacou a adesão dos principais representantes e distribuidores de sistemas em Portugal, falando de “uma vontade de criar as condições para a continuidade e consolidação de um evento deste género em Portugal”, enquanto - António Eduardo Marques falou da enorme adesão do público durante os três dias, “com famílias inteiras, incluindo muitos jovens, a percorrer os espaços e as salas da exposição, numa clara prova de que, afinal, há novas gerações a caminho para abraçar a alta-fidelidade e a audiofilia”.
![]() |
Hi-Fi Show 2025 |
No site Hificlube, o conhecido crítico de alta-fidelidade José Victor Henriques faz uma análise ao evento, referindo: "...Fiquei, aliás, surpreendido com as razoáveis condições acústicas, que não são piores que as do MOC, em Munique...". E continua, realçando que: "...as divisórias em madeira que delimitam as salas provaram ter razoável isolamento acústico."
![]() |
Hi-Fi Show 2025 |
José Victor Henriques termina com a aprovação do local para os próximos eventos: "...E há algo mais que o Pavilhão de Congressos oferece: espaço para respirar e para circular, sem o congestionamento (e o calor) dos corredores dos hotéis. Portanto, por nós, está aprovado."
No ar ficaram também as expectativas da organização em repetir a dose no próximo ano, cenário que todos os distribuidores e marcas presentes admitiram também poder abraçar.
![]() |
Hi-Fi Show 2025 |