Ortofon Quintet Bronze |
A Quintet Red e a Quintet Bronze da Ortofon fazem ambas parte da linha de células de bobina móvel (MC) de gama média do fabricante dinamarquês, mas respondem a diferentes níveis de expectativas audiófilas. Enquanto a Quintet Red serve como ponto de entrada no mundo das células MC, a Quintet Bronze é um passo significativo em termos de recuperação de detalhes, refinamento e musicalidade.
A montagem superior das células Quintet é fácil e segura utilizando os parafusos fornecidos. A estrutura de alumínio tem orifícios roscados e é facilmente fixada com os parafusos de 5 mm ou 7 mm. Os conectores identificados com cores, os ângulos e as linhas retas, a visibilidade da agulha e a ampla distância entre a superfície do disco e a base da célula facilitam a sua montagem e o alinhamento correto. Com a ajuda do Pro-Ject Protractor, não tivemos dificuldade em alinhar a célula no braço de carbono com 9 polegadas do gira-discos residente Pro-Ject Classic Evo.
Ortofon Quintet Red |
Caraterísticas e qualidade de construção
A Quintet Red possui uma agulha elíptica de diamante montada num cantilever de alumínio. Tem um corpo em termoplástico leve e duradouro e foi concebido como uma opção MC acessível mas competente.
Já a Quintet Bronze atualiza para uma agulha de diamante Fine Line Nude, que tem um perfil mais fino para um melhor acompanhamento e provoca menos desgaste das estrias dos discos. Também possui um sistema de suspensão melhorado, permitindo um desempenho mais refinado e detalhado.
A principal diferença entre as duas células é que a agulha Fine Line da Bronze proporciona uma melhor capacidade de rastreio das estrias, conduzindo a uma maior precisão e uma resposta de frequência alargada.
A Quintet Red proporciona um som quente e envolvente com boa presença de médios
Pro-Ject Protractor serve para afinar a célula no braço |
Qualidade de som
A Quintet Red proporciona um som quente e envolvente com boa presença de médios. Inclina-se ligeiramente para o lado quente, o que a torna uma boa opção para quem gosta de uma apresentação musical ligeiramente tolerante. No entanto, as suas frequências altas não são tão alargadas ou refinadas como as da Bronze.
A Quintet Bronze oferece uma maior resolução, um palco sonoro mais alargado e uma recuperação de detalhes mais refinada. A agulha Fine Line proporciona uma melhor capacidade de rastreio, reduzindo significativamente a distorção a partir do interior do sulco da estria do disco. As frequências altas são mais alargadas, revelando mais ar e espaço nas gravações, enquanto os graves são mais secos e controlados.
A célula Quintet Bronze é mais neutra, detalhada e reveladora, enquanto a Quintet Red é mais suave e quente, mas com um pouco menos de precisão.
Ortofon Quintet Bronze |
A Quintet Bronze é uma célula mais transparente e reveladora, perfeita para audiófilos que querem ouvir todas as nuances das suas gravações
Experiência de audição
A Quintet Red é uma óptima escolha para ouvintes em transição de células MM para MC ou para aqueles que procuram um som mais relaxado e tolerante. Funciona bem com uma grande variedade de géneros musicais e esconde melhor as imperfeições das gravações.
A Quintet Bronze é uma célula mais transparente e reveladora, perfeita para audiófilos que querem ouvir todas as nuances das suas gravações. Esta célula tem um desempenho excecional em passagens complexas, conseguindo separar claramente os instrumentos que são reproduzidos de forma natural e com bastante textura, proporcionando um palco sonoro amplo e envolvente. Isto foi particularmente notório no EP “Harmony of Difference” (2017) de Kamasi Washington, onde a Bronze revela uma excelente separação de instrumentos – cada elemento (saxofone, secção rítmica, cordas e coro) tem espaço para respirar. Os instrumentos parecem tridimensionais, com o saxofone de Washington colocado à frente e ao centro, enquanto as cordas, a percussão e as vozes de apoio criam um fundo exuberante. O EP brilha nas suas macro e microdinâmicas – desde passagens suaves e delicadas a grandes amplitudes orquestrais. Temas como “Truth” criam tensão de forma magistral, com instrumentação em camadas que surge gradualmente, criando uma experiência sónica envolvente e evolutiva.
Ortofon Quintet Bronze |
A maior diferença é que a Red oferece uma audição mais descontraída e agradável, enquanto a Bronze exige mais atenção, mas recompensa o ouvinte com clareza e realismo superiores.
Veredito
Se pretende evoluir para uma célula MC e prefere um som mais quente e tolerante, a Quintet Red é uma escolha sólida. Se procura um som mais refinado, detalhado e preciso, a Quintet Bronze é um upgrade que vale a pena e oferece um desempenho significativamente melhorado. Ortofon Quintet Red: 349 euros Quintet Bronze: 749 euros, disponíveis em Ortofon