Technics SL-1500C: Estética Dj ao serviço do vinil com muita qualidade de som

Fernando Marques
Por
0


Technics SL-1500C
Technics SL-1500C


Os gira-discos da gama SL da Technics têm provavelmente o design mais reconhecido mundialmente. Disseminado por todo o mundo através da cultura Dj, até quando um gira-discos é representado graficamente, existe uma grande hipótese de o resultado ser a imagem do popular SL-1200. 



O SL-1500C tem o mesmo tamanho e formato da série SL-1200, sem afinação estroboscópica nem o controlo deslizante para ajustar a velocidade. Continuamos a ter os familiares botões para ligar ou desligar, (start/stop) com arranque e paragem instantâneos e escolha entre as velocidades de funcionamento: 33½, 45 e 78rpm. A qualidade de construção é elevada, pesa cerca de 9,9 kg e é possível escolher entre o acabamento prateado ou preto.


Technics SL-1500C
Technics SL-1500C


O motor de transmissão direta é novo, e o controlo de velocidade utiliza tecnologia desenvolvida para os leitores de Blu-ray da empresa-mãe Panasonic para ajudar na estabilidade e precisão. O prato do SL-1500C é feito de alumínio e o plinto é mais sofisticado do que a sua aparência simples sugere. Utiliza uma combinação de alumínio, ABS e fibra de vidro para obter a mistura de rigidez e controlo de vibrações necessária para permitir que o gira-discos faça o seu trabalho corretamente. 


Os pés são ajustáveis e proporcionam um bom isolamento. O braço é o mesmo modelo em forma de S encontrado na série 1200 com altura ajustável e um contrapeso extra para utilização com células e cabeças mais pesados. Na parte de trás existe uma tomada IEC que liga à fonte de alimentação interna, um interrutor para desativar a elevação automática do braço, dois conjuntos de RCA's e um interrutor para alternar entre o pré-amplificador integrado e uma saída de linha direta.


Technics SL-1500C
Technics SL-1500C


A configuração é extremamente simples. Começando por usar o pré-amplificador de phono integrado, apenas foi necessário colocar a cabeça de origem com a célula Ortofon 2M Red pré-montada, nivelar e ligar. Depois da mesa nivelada, o contrapeso do braço ajustado e o prato colocado, estava tudo pronto a funcionar. Um aspeto interessante do design do prato é a forma como prende ao motor. Não há parafusos; tudo o que é preciso fazer é desliza-lo para baixo e os ímanes fazem o resto do trabalho. O prato em si pesa cerca de 2,5 kg e tem um material amortecedor tipo borracha aplicado na parte inferior para controlar as ressonâncias. 


Desempenho sonoro

A célula Ortofon 2M Red dispõe de um diamante elíptico, que permite um melhor controlo e recuperação de detalhes em comparação com diamantes esféricos encontrados em células de preço semelhante. Proporciona um equilíbrio tonal neutro, adequado a uma vasta gama de géneros musicais. As altas frequências são bem prolongadas e nítidas sem serem demasiado brilhantes, embora possam soar ligeiramente cintilantes com más gravações. Os graves são articulados e controlados sem exageros. São detalhados, mas não se sobrepõem à gama média, proporcionando uma reprodução limpa das baixas frequências.


Technics SL-1500C
Technics SL-1500C

Embora a inclusão de um pré de phono seja simpático por parte da Technics, o seu desempenho não está ao nível do resto do SL-1500C. Decidimos ligá-lo ao Moonriver Audio 404 Reference e colocámos a tocar o tema “Cruel World”, que abre o álbum ‘Ultraviolence’ de Lana Del Rey. Começa com uma suave guitarra distorcida. De seguida a voz de Lana Del Rey rodeada de reverberação, atrai-nos para o que parece ser o fundo de um poço. Em menos de 20 segundos, o SL-1500C com a célula 2M Red consegue recriar um ambiente retro nostálgico, que nos faz sentir saudades de coisas que nunca vivemos. Ao longo do resto do álbum percebemos porque soa tão diferente dos anteriores trabalhos de Del Rey ao ser possivel reconhecer a marca da produção de Dan Auerbach dos The Black Keys com guitarras "sujas" a evocarem um rock'and roll lento e nostálgico.


Em termos de qualidade de som, o SL-1500C proporciona uma experiência de audição detalhada e dinâmica. A cápsula Ortofon 2M Red produz médios e agudos suaves, enquanto o sistema de transmissão direta assegura uma velocidade precisa, proporcionando um excelente timing e ritmo. O baixo nível de ruído e o isolamento do SL-1500C  ajudam o som a manter-se livre de vibrações e interferências externas.


Technics SL-1500C
Technics SL-1500C

Conclusão 

O Technics SL-1500C atinge um bom equilíbrio entre a facilidade de utilização e o ótimo desempenho. É ideal para os entusiastas do vinil que pretendem um som de qualidade audiófila e o famoso sistema de transmissão direta da Technics sem a confusão de configurações muito complicadas. As suas conveniências modernas, como o pré-amplificador incorporado e a função de elevação automática, fazem dele uma opção versátil tanto para os principiantes como para os coleccionadores de vinil mais experientes. Disponível por 999 euros na On-Off.



Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!