Com o novo PF600U, a LG integra um sistema de som sem fios e um videoprojetor num objeto tão comum como um candeeiro.
A moda dos candeeiros LED com sistema de som embutido está longe de ser nova, mas a LG decidiu adicionar-lhe uma componente de vídeo para tornar o conceito de ‘decoração + audiovisual’ do seu novo PF600U ainda mais apelativo.
A proposta foi apresentada durante a recente edição do Consumer Eletronics Show de Las Vegas, com o design deste sistema a valer mesmo à LG um CES Innovation Award, sempre relevante como argumento de marketing a usar na promoção deste “3-em-1" audiovisual, sobretudo com preocupações vincadamente decorativas.
Candeeiro multifuncional, ou sistema AV com luz ambiente?
O design do novo PF600U encontra inspiração num candeeiro de pé, que serve de suporte a um sistema de som estéreo sem fios e a um projetor, “para uma experiência distinta que enriquece o momento”, refere a LG em comunicado. Com estes argumentos, a LG sugere a criação de diferentes ambiências, de acordo com o tipo de utilização, seja durante a visualização de um filme, enquanto se escuta uma música ou se lê um livro, por exemplo.
Mas o PF600U pode também funcionar como um ‘amigo da decoração’, num sentido mais prático, ao juntar três componentes numa só peça, fácil de enquadrar e sem ocupar muito espaço.
A componente de candeeiro LED disponibiliza nove cores e cinco níveis de brilho, enquanto a vertente sonora é composta por uma coluna estéreo, com ‘driver’ de graves passivo e ligação Bluetooth.
Projeção com especificações ‘q.b.’
Enquanto projetor de vídeo, o PF600U funciona movendo a sua cabeça inclinável, até 110°. As especificações visam sobretudo uma utilização sem pretensões videófilas, acompanhando muitas das características típicas de modelos de entrada de gama.
Baseado num sistema de projeção LED, o projetor oferece uma resolução nativa de 1920x1080 pixéis (progressivos), luminosidade de 300 lumens e rácio de 150,000:1, com reprodução de imagem com tecnologia HDR e opção HLG (Hybrid Log-Gamma).
A diagonal de projeção do PF600U vai das 30” às 120”, com opção de correção automática de keystone através da função Auto Screen Adjustment. As imagens e o som podem chegar via HDMI ou USB-C, mas é também possível usar o Wi-Fi como ‘meio de transporte’, a partir de sistemas Android e iOS, ou em modo streaming Over-The-Top (OTT), suportado pelo sistema operativo WebOS, da LG.
“A LG dedica-se a fornecer projetores versáteis que se adaptam a diferentes estados de espírito e estilos de vida, integrando-se perfeitamente em vários ambientes, elevando as experiências diárias dos utilizadores modernos”, afirmou na apresentação YS Lee, vice-presidente e diretor da Unidade de Negócios de TI da LG Media Entertainment Solution Company.
Para já a LG não confirma a data de disponibilidade e o preço previsto para o sistema “3-em-1" PF600U.