De uma só vez, a Sony anunciou que vai descontinuar três formatos de media graváveis: MiniDisc, Blu-ray e MiniDV.
Depois de encerrar a produção de discos Blu-ray graváveis para o mercado doméstico, em meados de 2024, a Sony anuncia agora o fim da produção destes suportes para o mercado empresarial.
Cerca de 18 anos após o início da produção deste formato, o gigante nipónico vem confirmar o seu fim, numa decisão que inclui também outros formatos: com o fim dos discos Blu-ray graváveis, a Sony Storage Media Solutions cessa também a produção dos discos MiniDisc Graváveis, dos MiniDisc de dados (MD Data) e até das ‘velhinhas’ cassetes MiniDV.
Despedidas num (curto) comunicado
Numa mensagem oficial dirigida aos clientes, a Sony Storage Media Solutions anunciou a ‘descontinuação’ de todos estes suportes e formatos, avançando que o fim da produção está previsto já para fevereiro de 2025.
O curto comunicado, publicado pelo fabricante no seu site em japonês, limita-se a fornecer informação factual sobre a decisão tomada, com a exceção a surgir nua única frase, em que a Sony refere que “gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão aos nossos muitos clientes que utilizaram o nosso serviço até à data”.
A decisão da Sony é apenas mais um passo no esperado processo de substituição do suporte disco e das fitas magnéticas pelas soluções de armazenamento sólidas e, sobretudo, na Cloud.
Já a meio de 2024 o fabricante tinha anunciado o fim da produção destes discos para o mercado doméstico, numa altura em que várias marcas tinham já terminado a produção de leitores/gravadores de Blu-ray para o mercado doméstico.
Um dos últimos fabricantes a anunciá-lo foi a LG, no final de 2024.