Novo streamer com transporte de CD AURALiC AQUILA X3 promete uma solução audiófila modular e ‘à prova de futuro’...
Como marca nascida sob o signo da música em formato digital e do streaming de conceito audiófilo, em 2009, os sistemas de streaming estiveram desde sempre no core do portefólio da Auralic.
O novo AQUILA X3, que este fabricante com sede nos EUA (e origem em Pequim) se prepara para lançar a partir de abril de 2025, eleva a fasquia dos seus streamers audiófilos, ao integrar na mesma caixa um transporte de CD e um conjunto de soluções modulares e personalizáveis, de acordo com as necessidades do utilizador.
Audiofilia digital ‘à medida’
O AQUILA X3 é um Streaming Media Processor com design modular, dominado visualmente por um ecrã tátil de 14” e por um sistema de transporte de CD no topo da caixa.
O seu ‘coração’ está entregue à plataforma de streaming proprietária da AURALiC Tesla G3, suportada por tecnologias próprias como Diret Data Recording (DDR), Galvanic Isolation, e controladas pela nova geração de software para streaming multi-room LightningCast, que a empresa garante assegurar uma integração total com os principais serviços de streaming, incluindo Lightning DS, TIDAL Connect, Qobuz Connect e AirPlay II.
De origem o sistema integra várias opções de conetividade, que passam por ligações Ethernet e Wi-Fi, duas entradas Toslink e uma coaxial, entradas USB Audio (por tomada USB-B frontal e USB-C traseira), HDMI eARC e outra interface USB 3.0, neste caso para ligação de um sistema externo de armazenamento.
O fabricante garante a possibilidade personalizar o sistema com módulos adicionais, “entre configurações digitais, analógicas ou ambas”: “o módulo de saída analógica incorpora o mais recente Fusion DAC Gen II proprietário da AURALiC, Relógio LEO integrado, módulo de saída ORFEO Classe A e controlo de volume analógico passivo ORFEO (...). Além disso, um módulo de entrada analógica e phono opcional permite um processamento de sinal flexível, oferecendo um caminho de sinal apenas analógico ou funcionalidade ADC integrada para gravação e processamento através da plataforma Tesla G3”.
Por fim, o AQUILA X3 pode ainda receber um sistema de armazenamento interno, através de uma unidade SSD do tipo NVMe, com 8TB de capacidade.
O segredo está na fonte de alimentação
Um dos fatores que a AURALiC mais destaca para a qualidade sonora prende-se com a fonte de alimentação. O modelo vem com uma unidade própria de alimentação externa de frequência variável (PSU), com “tecnologia de regeneração Classe AB para eliminar o ruído EMI e fornecer energia limpa e estável” e possibilidade de seleção das frequências até 400Hz.
A empresa destaca ainda que "a tecnologia de regeneração AC da AURALiC assegura que o AQUILA X3 permanece imune à instabilidade da rede”, garantindo "um desempenho ininterrupto mesmo em ambientes afectados por flutuações de energia solar ou eólica”.
O novo AURALiC AQUILA X3 estará disponível a partir de abril com um preço indicativo a partir dos €17.900 (PVP em Portugal a confirmar).
Representante: Ultimate Audio