A Acoustic Energy anunciou a segunda geração da Série 300 de colunas, agora inspiradas no seu modelo de referência.
É uma gama “completamente redesenhada” o que promete a Acoustic Energy (AE) para a sua nova Série 300, tendo como base o trabalho realizado no desenvolvimento do seu modelo de topo Corinium.
A empresa britânica continua a disponibilizar quatro modelos, com a gama a começar no modelo ‘bookshelf’ AE300², passando por duas versões de chão – as AE309² e as AE320² – e a terminar na AE307², que continua a ser proposta como canal central num sistema de cinema-em-casa, ou como versão compacta em espaços reduzidos.
O objetivo da nova série, reforça Mat Spandl, Diretor Geral da AE, "era criar uma coluna que não só proporcionasse uma qualidade de som excecional, como também se integrasse perfeitamente em espaços modernos. Acreditamos que a nova Série 300 consegue isso e muito mais.”
O papel da casca de coco
Segundo o fabricante britânico, “todos os componentes foram meticulosamente redesenhados, sem qualquer peça herdada da anterior Série 300”. Pelo contrário, a AE destaca a utilização de novos materiais e conceitos herdados de modelos mais caros da marca, numa tentativa de elevar o patamar de qualidade.
Começando pelo mid-woofer, a nova série incorpora uma solução “totalmentre nova”, criada “a partir de uma mistura única de papel e casca de coco”, que a AE indica fornecer “uma resposta suave, natural e refinada, combinando calor e clareza com a força dinâmica do nosso tradicional cone de alumínio”.
Para as altas frequências, os modelos da Série 300 integram “um tweeter de cúpula macia”, resultado dos desenvolvimentos realizados para o projeto Corinium que a Acoustic Energy aplicou nas novas colunas de gama média.
Também ao nível da construção, a nova série usa caixas RSC (Resonance Suppression Composite) de camada limitada, usada pelo fabricante britânico "há quase 15 anos” nos seus modelos de referência, com o argumento de que “reduz significativamente a radiação da caixa”.
Uma vez mais, o projeto Corinium serviu de ‘inspiração’ para o design do crossover, que a AE garante minimizar a distorção de fase e preservar “a musicalidade das colunas”.
As novas colunas da Série 300 passam a ter acabamentos mate 'silk-touch', com opções em preto ou em branco, bem como uma versão em madeira de nogueira.
Garante a Acoustic Energy que os modelos estarão disponíveis a partir de fevereiro, com preços indicativos a partir dos 780 euros (AE300²) até aos €2.400 (AE320²).
Representante: Exaudio