Paulo Gaio Lima |
Paulo Gaio Lima deixou-nos em 2021. Extraordinário intérprete, foi também escutado enquanto pedagogo pela esmagadora maioria dos violoncelistas portugueses da atualidade. Esta é a segunda edição de uma iniciativa que evoca o seu nome e que se pretende com periodicidade bienal.
De 22 a 30 de março de 2025, Lisboa volta a vibrar ao som do violoncelo! Esta segunda edição do Festival Paulo Gaio Lima celebra a memória e o legado do mestre Paulo Gaio Lima, reunindo talentos de várias gerações num evento imperdível.
Destaques do Festival:
Masterclass com Pavel Gomziakov - Uma oportunidade única para aprender com um dos grandes mestres do violoncelo.
Prémio Paulo Gaio Lima - Uma homenagem à excelência e à dedicação pedagógica deste nome incontornável da música.
Concertos no Teatro São Luiz - Solistas de gerações distintas, apresentam concertos de Schostakovich e Schumann numa celebração de talento e legado. E, no grande concerto final, a magia acontece: centenas de jovens e crianças de todo o país unem-se numa orquestra de violoncelos, preenchendo o palco do Teatro São Luiz com harmonia e emoção.
Paulo Gaio Lima nasceu no Porto. Foi aluno de Madalena Costa no Conservatório de Música desta cidade e de Maurice Gendron no Conservatório Superior de Paris, cidade onde viveu durante sete anos, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura. Apresentou-se regularmente em festivais de música em Portugal e no resto da Europa (Europália – Bruxelas, Huddersfield, Marais, Uzés, Torino, Trento, Nantes, entre outros), e com as orquestras de Moscovo, Szeged, Xangai, Porto Alegre, Hannover, Monterrey, Basel, Varsóvia, Neuss, Istambul.