Dois anos após o regresso ao mercado, a Onkyo promete para breve novas soluções Hi-Fi e de entretenimento doméstico.
A CES de Las Vegas é, normalmente, um palco privilegiado para as marcas globais apresentarem as suas novidades de eletrónica de consumo e a Onkyo não foge a esta regra.
Três anos depois de vender o seu negócio de sistemas A/V a uma joint-venture entre a Sharp e a Voxx International (através da Premium Audio Company), e dois anos após abrir falência, a marca nipónica acaba de anunciar a sua presença na edição de 2025 da maior feira de eletrónica de consumo do mundo, onde irá mostrar uma “nova e arrojada visão para o futuro”.
Com o compromisso de “elevar a fasquia da tecnologia e do entretenimento doméstico”, o fabricante deverá apresentar uma nova gama de colunas domésticas e outra de componentes Hi-Fi e A/V, já como resultado do novo Premium Audio Company Technology Center (PACTC), o centro que reúne seis dezenas de funcionários da Onkyo, entre engenheiros, técnicos e equipas de marketing com uma média de 22 anos ‘de casa’.
Nova Onkyo em novas frentes
A informação divulgada tem como base um comunicado recente lançado pela marca, que fala de novas categorias de produtos como resultado do regresso da Onkyo “às colunas domésticas e à eletrónica especializada avançada”.
Embora os detalhes sobre os novos produtos a apresentar na CES 2025 estejam, para já, em segredo, a empresa fala de colunas domésticas e novos componentes eletrónicos AV separados, que serão acompanhados por novas estratégias de marketing, para “cultivar uma cultura de áudio vibrante que celebra a ligação, a criatividade e a comunidade”.
A Onkyo passa a ter um novo visual, mais virado para o “comprador moderno e conhecedor de tecnologia” e a nova gama de produtos espreita tanto os consumidores de áudio do dia a dia como “ouvintes de alta-fidelidade de topo”, embora mantendo o foco na reprodução sonora e nos sistemas AV.
Estratégia de parcerias
O comunicado da Onkyo descreve também algumas das direções que a marca pretende seguir ao nível das parcerias e da partilha de tecnologia com outras marcas, em modelo de co-branding.
Um dos exemplos surge através do reforço do selo ‘Powered by Onkyo’, já aplicado através da inclusão de eletrónica de engenharia Onkyo nos sistemas de som Flexus, da Klipsch, detida pela norte-americana Premium Audio Company.
Por outro lado, a Onkyo considera também essencial dotar os seus novos produtos funcionalidades, certificações e tecnologias de terceiros, incluindo “tecnologias icónicas como Dolby, dts, THX, HDMI, Wi-Fi, Bluetooth, AirPlay, Google Cast, Amazon Music, TIDAL, Deezer, Spotify, Pandora, Roon, Dirac, IMAX Enhanced, TuneIn, SONOS, Qualcomm aptX HD, Savant, domotz, Elan, Crestron, AURO 3D, Over C Pro, Luxul ProWatch, URC, Control 4 e Josh AI”.
Por fim, a estratégia da renascida Onkyo passa também por colaborar “com alguns dos nomes mais icónicos do entretenimento”, num modelo de ‘product placement’ exemplificado na utilização oficial de um sistema de áudio doméstico Onkyo na minissérie «Agatha All Along» («Foi Sempre a Agatha» na versão portuguesa) da Marvel Comics, transmitido exclusivamente no Disney+.