Seria uma questão de tempo até a norma HDMI se adaptar às novas soluções técnicas e às novas resoluções de áudio e vídeo, cenário que a HDMI Licensing Administrator (HDMI LA) se prepara para anunciar.
A entidade nomeada pelo HDMI Forum para licenciar a versão mais recente desta especificação, o HDMI 2.1b, e as anteriores, já começou a notificar os meios de comunicação internacionais para uma apresentação do HDMI 2.2 no dia 6 de janeiro, em plena edição 2025 da CES de Las Vegas.
A HDMI LA não avança detalhes sobre a apresentação e refere-se apenas a um ‘anúncio significativo’, abrindo expectativas sobre uma nova versão da norma, com suporte a maiores larguras de banda e resoluções mais elevadas do que a versão atual.
Suporte até 10K e sem compressão
Enquanto não surgem informações oficiais sobre a atualização do HDMI, alguns meios vão avançando com dados técnicos sobre a nova versão da norma, ainda sem designação final anunciada.
De uma forma genérica, esses dados dão conta do suporte a resoluções e taxas de atualização mais elevadas, com “melhor qualidade de transmissão”, incluindo a consequente necessidade de um novo cabo.
A informação é divulgada pelo site Tom’s hardware, que fala do suporte não comprimido a resoluções 8K a 120 Hz e 10K, muito provavelmente sem necessidade de aplicação de tecnologia DSC (Display Stream Compression) ou, pelo menos, “com melhorias na sua implementação”.
A mesma fonte especula ainda com uma possível compatibilidade com as novas séries de GPUs Nvidia GeForce RTX 50 e AMD Radeon RX 8000, sugerindo um alinhamento da nova versão da norma HDMI com a tecnologia DisplayPort 2.1.