McIntosh MSA5500: o novo ‘dois-em-um' do streaming audiófilo

Pedro Freire
Por
0

 

McIntosh MSA5500

O McIntosh MSA 5500 junta no mesmo chassis um amplificador e um streamer, acenando a diferentes gerações audiófilas.


O
MSA 5500 é o mais recente membro do portefólio de componentes de som digital sem fios da McIntosh, preenchendo um espaço que sobrava ao nível dos equipamentos compactos com conectividade híbrida.


É uma proposta do tipo ‘dois-em-um’, que reúne no mesmo chassis “um streamer de música completo e um potente amplificador integrado”, sinal dos tempos que a McIntosh tem acompanhado não só ao nível das tecnologias usadas para reproduzir música, como para o tipo de instalação e utilização que os melómanos procuram.


Segundo explica a empresa na apresentação do novo modelo, “pode servir como a pedra angular do seu sistema de áudio, quer seja a sua primeira aventura na alta fidelidade, uma adição ao seu sistema existente ou para utilizar no seu escritório ou casa de férias”. 


Dimensão compacta, com interior ‘generoso’

McIntosh MSA 5500


Olhando para o novo amplificador e streamer da McIntosh percebe-se claramente o ‘selo visual’ da marca, com os tradicionais vuímetros azuis a dominar o painel frontal.


No interior, o MSA 5500 guarda um amplificador de potência estéreo, capaz de debitar 100 Watts por canal com colunas de 8 Ohm, ou 160 Watts em 4 Ohm, tal como é oferecido pelo MA5300.


A conversão do sinal está a cargo de um DAC “8-channel, 32-bit/384kHz PCM/DSD, Quad Balanced” (capaz de processar fontes de alta-resolução PCM até 32 bits/384 kHz e DSD256), que a McIntosh diz apresentar “enorme gama dinâmica e baixa distorção”, independentemente do formato do ficheiro reproduzido.


Para atestar a qualidade que apregoa, a McIntosh acena ainda com a certificação Roon Ready, da Roon Labs, permitindo aos melómanos usufruir das capacidades sónicas associadas à tecnologia Roon Advanced Audio Transport (RAAT), bem como à informação adicional sobre temas e artistas que esta certificação agrega.


Múltiplas ligações, com e sem fios

Painel traseiro do McIntosh MSA 5500



Junte-se um par de colunas e o MSA 5500 promete ter tudo o que os utilizadores necessitam para reproduzir música em formato digital ou analógico, usando conexões cabladas, ou sem fios.


O fabricante garante a compatibilidade com as principais plataformas de streaming, incluindo Apple AirPlay, Google Cast, Spotify Connect e TIDAL Connect (com a opção TIDAL HiFi Lossless Quality), ao mesmo tempo que a componente de Bluetooth 5.0 suporta os padrões AAC, aptX HD e aptX Adaptive.


Antenas para conetividade Wi-Fi 6 e uma antena Bluetooth asseguram as ligações sem fios neste modelo, embora seja também possível optar por uma ligação de rede cablada Ethernet.


Se a componente de streaming e wireless surgem como os principais destaques no MSA 5500, a verdade é que o tipo de conexões disponibilizadas fazem deste modelo uma proposta que poderá crescer para outras configurações e sistemas.


Estão disponíveis sete entradas de áudio digital e cinco analógicas (incluindo versões balanceadas), o que permite ligar desde um convencional leitor de CD ou Bly-ray e um gira-discos com célula MM, por exemplo, a um televisor através de HDMI (com funcionalidade ARC) ou um dispositivo digital via USB, com suporte nativo à reprodução de formatos até DSD512 e DXD até 384kHz.


A inclusão de uma entrada de sinal para um amplificador de potência, bem como uma saída para subwoofer e outra para um pré-amplificador completam o leque de ligações disponibilizadas pelo McIntosh MSA 5500.


O novo modelo deverá ser lançado em janeiro de 2025 nos EUA. Já no mercado português, de acordo com informações da Ajasom, apenas deverá estar disponível no início do segundo trimestre do próximo ano, por questões de certificação com as normas europeias.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!