A LG vai deixar de fabricar leitores de Blu-ray de mesa, acelerando o declínio do formato a nível doméstico.
Apesar deste anúncio, já previsível também pela queda sucessiva nas vendas de leitores de Blu-ray que a marca registou nos últimos anos, a verdade é que a LG admitiu que a decisão poderá não ser definitiva.
Depois de fabricantes como a Oppo e a Samsung anunciarem a saída do negócio do fabrico de leitores de Blu-ray, chega agora a vez da coreana LGE terminar também a produção deste tipo de equipamentos.
A decisão marca mais um importante movimento da indústria rumo ao final do Blu-ray enquanto suporte de armazenamento audiovisual de massas para o mercado doméstico, muito à custa da desmaterialização definitiva dos suportes audiovisuais, em prol do streaming e do armazenamento online.
LG confirma decisão, mas...
O anúncio está a ser avançado pelo FlatpanelsHD, que cita informações da LG em vários portais (sem especificar quais), também “confirmadas por múltiplas fontes".
Segundo o site, o fabricante coreano anunciou ter descontinuado todos os seus leitores de Blu-ray, incluindo os últimos modelos lançados para o mercado – UBK80 e UBK90 – já no ‘longínquo’ ano de 2018.
A disponibilidade destes modelos fica assim limitada ao stock restante, tornando previsivelmente os leitores de Blu-ray da LGE em objetos de desejo para os amantes do formato – ou para quem guarda em casa uma coleção de títulos e pretende assegurar a continuidade da sua utilização.
Num depoimento feito ao FlatpanelsHD, os responsáveis do fabricante coreano referiram que poderão voltar atrás com a decisão “de deixar o mercado dos leitores de discos óticos”, caso a procura volte a aumentar.
Declínio anunciado
A LGE chegou a ser um dos três principais ‘players’ de leitores Blu-ray de mesa no mercado mundial, a par da Sony e da Panasonic. Mas nos últimos anos várias decisões de diferentes empresas e fabricantes foram contribuindo para o anunciado declínio do formato.
Exemplo disso são as decisões da Sony e da Microsoft em tornar a unidade de leitor de discos (compatível com Blu-ray) como acessório opcional para as suas consolas PlayStation 5 e Xbox Series X, ou a decisão da Best Buy, em 2023, de abandonar o negócio dos discos Blu-ray e DVD, exatamente devido ao crescimento do negócio do entretenimento audiovisual através de streaming.