Com este sistema de áudio sobre rodas, KEF e Lotus querem melhorar a ligação emocional entre o condutor e o veículo.
A parceria entre fabricantes de automóveis de luxo e algumas das principais marcas de sistemas audiófilos está longe de ser nova. Mas a recém-anunciada colaboração entre a KEF e a Lotus pretende ir mais longe na chamada abordagem individual ao som.
O projeto entre as duas marcas britânicas tem como principal resultado um encosto de cabeça sonoro para o concept car Lotus Theory 1, criado para proporcionar “uma experiência de som 3D envolvente, que melhora a ligação emocional entre o condutor e o veículo”.
Som ‘binaural e inteligente’
O encosto inclui um par de altifalantes KEF posicionados junto aos ouvidos do ocupante, que ‘disparam’ som direto de forma a criar um efeito 3D.
"A estrutura 3D acusticamente transparente do encosto de cabeça permite que o som dos drivers Uni-Q da KEF passe sem obstruções, enquanto a sua estrutura flexível envolve a cabeça para um posicionamento ideal do altifalante”, refere a KEF no seu site.
A empresa destaca também a utilização de materiais ‘inteligentes’ com capacidade para detetar a posição da cabeça, resultando assim numa 'reprodução binaural adaptativa’ – que, basicamente, permite ajustar o som às características individuais e diferenças de cada ouvido.
Na descrição do projeto a KEF refere ainda que o novo apoio de cabeça tem a capacidade de "produzir efeitos sonoros futuristas que complementam o desempenho do concept car, enquanto um subwoofer ajustável gera graves potentes, sem vibrações indesejadas no habitáculo”.
Ligação homem-máquina
A partir de colaborações anteriores para os modelos Lotus Emira e Lotus Eletre, a ideia deste projeto foi exatamente criar um sistema de som mais personalizado, com uma nova abordagem à forma como os passageiros ouvem música num automóvel.
George Perkins, Diretor de Acústica da KEF, refere que “quando confrontados com o desafio de um habitáculo repleto de superfícies duras e reflectoras, vimos uma oportunidade de repensar o fornecimento de áudio”, explicando que foi esta a forma encontrada para proporcionar “uma ligação perfeita entre o condutor e o veículo”.
Mais do que criar um sistema de som de qualidade audiófila para um veículo de exceção, a ideia terá sido assim criar as bases para sistemas sonoros cada vez mais individualizados sobre rodas, que sugerem o reforço da ligação homem-máquina através do som.