Tweeter Accuton |
Este é o tweeter utilizado no Bugatti Chiron. É fabricado pela Accuton e utiliza uma membrana de diamante de 1 quilate. O tweeter custa 10.000 dólares o par. O diamante é a substância mais dura do mundo e reproduz a gama de frequências quase sem distorções numa onda sonora exacta.
O sistema de acionamento fornece mais de 2 Tesla de força de campo e uma bobina de voz de titânio ventilada para maior aceleração e baixo amortecimento.
O resultado é uma pressão sonora de 95 dB com uma potência de entrada de 1 Watt, valores de distorção extremamente baixos de 0,1%, bem como uma gama de frequências alargada até 50.000 Hz.
Accuton |
Quer instalar um par no seu carro? Está com azar porque não os pode comprar. Os altifalantes de diamante Accuton só são vendidos a produtores de altifalantes topo de gama (ou à Bugatti). O sistema completo do Chiron tem 9 altifalantes de cerâmica e diamante, na sua maioria escondidos atrás do revestimento interior do habitáculo.
Tweeter Accuton |
Com base no incontornável Bugatti Veyron, o Chiron promete mais de tudo, isto apesar das suas linhas não esconderem a sua origem e do motor apresentar uma arquitetura basicamente inalterada.
Contudo, o trabalho levado a cabo pelos engenheiros seguiu à letra as palavras de Ferdinand Piëch, o padrinho do Veyron: “Tornem-no melhor, em todos os sentidos.”
E conseguiram. Mais potência, mais binário, mais velocidade... Garantidamente 417,6 km/h, limitados eletronicamente. Apenas menos 7,2 km/h que o recorde de velocidade máxima de um carro de produção estabelecido, precisamente, pelo Veyron Super Sport.
Bugatti Chiron |
Como se isto não bastasse, o W16 de 8 litros, quad-turbo e 1.479 cv necessita apenas de 2,5 segundos para fazer dos 0 aos 100 km/h, uns “lentos” 6,5 segundos para atingir os 200 km/h e uns “intermináveis” 13,6 segundos para atingir os 300 km/h.
Prestações de sonho de um carro, ele próprio, de sonho: custa 2,775 milhões de euros e só serão produzidos 500 exemplares.