Concerto gratuito: Khruangbin em Austin City Limits Music Festival 2024

Fernando Marques
Por
0



O trio Khruangbin originário do Texas, nasceu de um encontro casual e da paixão partilhada por diversas influências musicais. O percurso da banda começou com o encontro de Laura Lee (baixo) e Mark Speer (guitarra) na John's United Methodist Church em Houston, EUA. 


O nome “Khruangbin” (pronuncia-se KRUNG-bin), que significa “avião” em tailandês, reflecte o profundo apreço da banda pela música do Mundo. O seu som caraterístico mistura elementos de funk, soul, surf rock e vários estilos de música do mundo, com influências de locais como a Tailândia, o Irão e a África Ocidental.


A sua estética sónica distinta começou a tomar forma depois de começarem a colaborar com o baterista Donald “DJ” Johnson Jr., que também tocava na mesma banda de gospel. Juntos, criaram uma química musical única, caracterizada por seus arranjos minimalistas e grooves suaves e atmosféricos.


A banda teve reconhecimento quando contribuiu para a compilação Late Night Tales de Bonobo em 2014, seguida pelo seu álbum de estreia The Universe Smiles Upon You em 2015, que mostrou o seu som de inspiração global. Com o passar do tempo, Khruangbin tornou-se numa das bandas mais reconhecidas no panorama da música indie e instrumental.


A atuação de Khruangbin no Festival de Música Austin City Limits (ACL) de 2024 foi uma masterclass magistral de arte musical e visual. O trio de Houston apresentou a sua mistura caraterística de funk, soul e influências globais numa atuação que hipnotizou o público com grooves hipnóticos e um caleidoscópio de imagens.


A presença de palco da banda foi discreta, mas magnética. As linhas de baixo de Laura Lee firmes e elegantes, complementaram a guitarra intrincado de Mark Speer e a bateria suave de Donald “DJ” Johnson. O set contou com uma iluminação deslumbrante e efeitos visuais psicadélicos, que mudavam de acordo com o clima de cada tema, melhorando a experiência sensorial geral. 


Um ponto alto da noite foi a aparição de Leon Bridges. Juntos, tocaram “Mariella” e “Texas Sun”, marcando uma rara apresentação ao vivo dos temas em que colaboraram. A adição de guitarra pedal steel e do acordeão de inspiração balcã zydeco enriqueceu a já vibrante atuação, criando uma celebração das paisagens sonoras do Texas. A atuação de Khruangbin demonstrou porque é que são dos favoritos nos festivais, misturando grooves contagiantes e inovadores. 


Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!