Dezembro é sempre um mês algo problemático para melómanos e audiófilos, uma vez que a chamada "música de Natal" parece tudo dominar – desde playlists nas plataformas de streaming à rádio passando, claro, pelos espaços comerciais. Mas há pelo menos um álbum de Natal que pode ser desfrutado sem culpa: a banda sonora do filme A Charlie Brown Christmas.
A banda sonora do filme de animação A Charlie Brown Christmas é uma peça adorada da história da música de Natal. Lançado em dezembro de 1965, o álbum foi composto pelo pianista de jazz Vince Guaraldi e interpretado pelo Vince Guaraldi Trio. A música foi criada para o especial de televisão animado com o mesmo nome, que estreou na CBS a 9 de dezembro de 1965.
Guaraldi foi inicialmente abordado pelo produtor de televisão Lee Mendelson para compor música para um documentário sobre a banda desenhada Peanuts e o seu criador, Charles M. Schulz. Embora esse projeto nunca tenha ido para o ar, a música foi mais tarde usada para o especial de Natal, patrocinado pela Coca-Cola. As composições de Guaraldi incluem tanto peças originais e que entretanto se tornaram clássicos desta quadra, como Christmas Time Is Here, como arranjos de canções tradicionais.
As sessões de gravação tiveram lugar no Whitney Studio em Glendale, Califórnia, e nos Fantasy Records Studios em São Francisco. O coro da St. Paul's Episcopal Church na vizinha San Rafael contribuiu para a banda sonora, acrescentando um toque único e sentido. Reza a história que as sessões de gravação se arrastaram pela noite e que as crianças foram recompensadas com gelado, no final.
O álbum foi muito bem recebido, ganhando um lugar no Grammy Hall of Fame e no National Recording Registry da Biblioteca do Congresso. Ao longo dos anos, foi reeditado várias vezes, incluindo uma edição remasterizada de 16 faixas em 2006 e uma grande campanha de reedição em 2022 pela Craft Recordings.
A banda sonora de “A Charlie Brown Christmas” continua a ser um clássico intemporal, apreciado por gerações de ouvintes pelas suas melodias quentes e jazzísticas e pela sua ligação às adoradas personagens Peanuts. Continua a ser um elemento básico das coleções de música de Natal, trazendo alegria e nostalgia aos fãs de todo o mundo – a possibilidade de audiófilos e melómanos ouvirem "música de Natal" sem culpa nem vergonha!
Uma excelente discussão sobre o álbum pode ser seguida neste vídeo: