ZDL Audio Cables |
Não deve existir tema mais fraturante entre a comunidade audiófila do que avaliar a performance de cabos. Sejam eles de corrente, para ligar a amplificação às colunas ou componentes: analógicos, digitais, ou até mesmo de rede, podem ser alvo tanto de reverência, como de indiferença.
Para uns podem ser encarados como uma espécie de “Pedra Filosofal” com poderes mágicos, para outros é-lhes indiferente, pois não ouvem qualquer diferença colocando cabos diferentes no seu sistema de alta-fidelidade. Em princípio, seguir o velho mantra audiófilo de que devemos reservar dez porcento do valor do sistema para os cabos deverá funcionar na maioria dos casos. No entanto há quem os considere como mais um componente, utilizando-os para realçar ou atenuar as características sonoras do seu sistema.
Normalmente não nos atreveríamos a abordar temática tão controversa, mas ao depararmo-nos com a ZDL Audio Cables, percebemos que além de os produtos terem um excelente aspeto e acabamento, estávamos perante uma marca 100% portuguesa que por esse motivo, mereceu a nossa atenção.
“A minha intenção foi fazer cabos com a maior qualidade possível a preços razoáveis", conta Mário Zagalo na entrevista no episódio 5 da terceira temporada do podcast Música&Som.
Como nos disse Mário Zagalo, na entrevista para o podcast Música&Som: “A minha intenção foi fazer cabos com a maior qualidade possível a preços razoáveis. Não faz sentido pagar por um cabo o mesmo que custa um bom amplificador”. Com essa ideia em mente, Zagalo pegou nos seus anos de experiência profissional em Conservação e Restauro a lidar com diversos materiais, especialmente metais nobres como ouro e prata, mas também o cobre e começou a fazer experiências. Claro que ajudou o facto de ter montado em casa um atelier de ourivesaria que não chegou a ter a utilização pretendida.
“Se queremos densidade e peso nas frequências baixas devemos utilizar cobre, já para um som cristalino e com muita resolução na gama alta deverá ser utilizada a prata”, explica Mário Zagalo.
ZDL Audio Cables |
Como já deverão ter percebido, ZDL Audio Cables corresponde ao apelido de família (Zagalo de Lima), e a oferta disponibilizada pela marca compreende três gamas com níveis de preços diferenciados: Aequilibrium, indicado para sistemas de entrada; Delirium, o patamar intermédio da gama; e Vibrato, destinado aos sistemas considerados high-end.
“Se queremos densidade e peso nas frequências baixas devemos utilizar cobre, já para um som cristalino e com muita resolução na gama alta deverá ser utilizada a prata.” Explica-nos Mário Zagalo, que depois de muitas experiências apenas com prata pura, concluiu que esta solução gerava uma fadiga precoce durante as audições. O que o levou a criar uma liga com os dois metais, cuja proporção, por motivos óbvios não nos é revelada.
ZDL Audio Cables |
No processo, Mário Zagalo teve ainda a surpresa de descobrir que o formato e a geometria dos filamentos também têm influência na reprodução, permitindo manipular as caraterísticas do som que chega às colunas. Ao optar por filamentos planos, acabou por definir a imagem da marca. Mas o trabalho não seria completado sem antes analisar o isolamento dos condutores, e o tipo de materiais (dielétricos) a utilizar. Depois de experimentar vários tipos de compósitos, como o teflon e o silicone, concluiu que o algodão era o eleito; o som era transmitido de uma forma muito mais fluida e aberta.
Com os cabos ZDL a música exibiu um sentido correto de tempo (timing) em toda a gama de frequências.
ZDL Audio Cables |
A gama intermédia Delirium, substituiu os residentes Audioquest Red River de interligação RCA e balanceados, e os Rocket de colunas. A característica imediatamente notória nestes cabos é o facto de não destacarem nenhuma frequência em particular, embora deva dizer que ajudem a produzir graves mais firmes e profundos do que com outros cabos já experimentados. A música exibiu um sentido correto de tempo (timing) em toda a gama de frequências. O palco sonoro é natural, amplo, profundo e holográfico. O seu equilíbrio e neutralidade, não deturpam gravações com boa qualidade, adicionando algum tipo de brilho adicional.
ZDL Audio Cables |
Tivemos ainda a oportunidade de testar também um cabo digital coaxial, e um de alimentação da gama Vibrato, para concluir que o ganho incremental ao substituir a totalidade dos cabos pelos ZDL Audio Cables resulta num respeito do tempo em toda a música que reproduzimos sendo simultaneamente rápidos e rítmicos quando os temas assim o exigem.
ZDL Audio Cables |
Por fim temos de realçar o cuidado dedicado à imagem da marca, com um bom logótipo, packaging e acabamento de qualidade com as agradáveis mangas em algodão que envolvem os cabos planos. A ZDL Audio Cables pode ser encontrada online no site da marca de cabos para áudio portuguesa.