Qobuz DSD e DXD |
Qobuz, a plataforma de streaming e download de música de alta qualidade, anunciou o lançamento dos formatos de áudio Diret Stream Digital (DSD) e Digital eXtreme Definition (DXD) na sua loja de downloads de alta fidelidade. Desde o seu lançamento em França, em 2007, e nos EUA, em 2019, o Qobuz tem liderado consistentemente o campo em termos de ficheiros de música da mais alta qualidade, e a introdução do DSD/DXD continua esse compromisso.
A partir de hoje, os subscritores do serviço podem experimentar a qualidade natural e a doçura tonal do DSD e do DXD na loja de transferências da plataforma, com mais de 22 500 faixas agora disponíveis, principalmente no formato DSD, que se juntam aos mais de 100 milhões de músicas já disponíveis.
Oferecendo uma abordagem única à reprodução de som, o DSD e o DXD são formatos de áudio de alta resolução que se distinguem do sistema PCM tradicional utilizado em formatos como WAV, FLAC, ALAC e AIFF.
Os formatos tradicionais de áudio de alta resolução, como o PCM, amostram o som a taxas de até 192.000 vezes por segundo (192 kHz). O DXD vai mais além, com uma amostragem de 352.800 vezes por segundo, oferecendo ainda mais detalhes. No entanto, o DSD vai além de ambos, com uns espantosos 2,8 milhões de amostras por segundo, captando um sinal de áudio excecionalmente puro. Estes formatos são preferidos pelos criadores que pretendem produzir e partilhar música com uma qualidade de som sem paralelo.
Se quiser tirar o melhor partido da música que está a consumir, navegue pelos títulos do Qobuz disponíveis agora nos formatos DSD e DXD, incluindo álbuns de editoras de prestígio como a Sony Music, Universal Music, Columbia, RCA, Epic, ECM, Deutsche Grammophon e harmonia mundi, e fique atento a mais em breve.
No entanto, para tirar partido dos formatos é necessário equipamento apropriado, como estas duas hipóteses de DAC que sugerimos.
O iBasso DC05 que utiliza um conetor USB C . É compatível com a maioria dos smartphones e tablets Android e pode ser ligado e utilizado em computadores Mac, Win10 e Win11. Uma vez corretamente instalado, pode ser utilizado como uma placa de som USB.
iBasso DC05 |
O iFi iDSD Pro signature é um amplificador de auscultadores que pode ser ligado ao sistema de alta-fidelidade e utiliza quatro DAC’s Burr-Brown Bit-perfect DSD e DXD numa configuração intercalada, que permite um total de oito pares de sinais diferenciais.
O iDSD Pro pode lidar com todos os formatos de áudio sejam DSD1024 ou PCM 768K através dos filtros digitais selecionáveis pelo utilizador. Todos os sinais para os DACs são re-sincronizados com o relógio Global Master Timing de baixo jitter derivado da empresa-mãe AMR.
O processamento digital é bit-perfect, sem emprego do ASRC ou sobre amostragem a menos que os filtros digitais sejam explicitamente selecionados. Permite reprodução LINKPLAY através de Wi-Fi/rede, e protocolo Spotify e Tidal incorporado.
Com suporte para 32-Bit / 192kHz e DSD64, o iDSD Pro pode ser ligado diretamente a um router para reprodução de música on-line sem necessitar de um streamer ou leitor de rede adicional. Pode ainda reproduzir diretamente através de um disco externo ou cartão micro SD.
O amplificador de auscultadores tem saídas 6,5; 3,5 e 2,5 balanceada com saída máxima de 4000mW por canal a 16Ω. O estágio analógico de saída com ganho fixo ou variável pode ser selecionável entre tríodos em modo sigle ended, push pull ou transístores.
iFi iDSD Pro signature |
O Ibasso dc05 nao encontro a vender em Portugal e o idsd pro já é muito caro. De qq gostei muito deste artigo. Cumprimentos
ResponderEliminarCaro leitor, tem muitas hipóteses disponíveis à venda em Portugal. Entre elas recomendamos esta: https://www.smartstores.pt/product/uno
EliminarObrigado
ResponderEliminar