Brian Eno Turntable II: música com luz e cor

Pedro Freire
Por
0

 

Brian Eno Turntable II
Brian Eno e a sua Turntable II

O segundo gira-discos idealizado por Brian Eno volta a ter nas luzes ambiente a marca do artista e produtor britânico.


O Turntable II marca a segunda incursão de Brian Eno no desenho de gira-discos ‘luminosos’ de conceito audiófilo, conceptualizados a partir da sua formação de artista visual e da paixão de décadas pelo mundo da música.


A receita está longe de ser nova, mas a assinatura de Eno acaba por colocar este modelo acima da ideia de ‘um gira-discos caro para o qual também gostamos de olhar’.


“Quando não tem de fazer nada em particular, como tocar um disco, é uma escultura”, afirmou o músico e produtor britânico na altura do lançamento do seu
primeiro Turntable, em 2021 – uma edição de 50 exemplares com assinatura e número de edição gravados.


Gira-discos com LED e inspiração Pro-Ject



Brian Eno Turntable II
Brian Eno Turntable II

Para a edição de 2024 do seu gira-discos, Brian Eno usou o mesmo conceito de light box usado na primeira versão, mas agora com um formato circular e mais arrojado.


Com o corpo feito a partir de uma peça em resina com cobertura em acrílico baço, o
Turntable II tem uma base com luzes LED que mudam de cor aleatoriamente – verde, laranja, rosa, azul e amarelo -, reproduzindo o que Brian Eno chama de “paisagens de luzes”.


Além da componente visual e estética, trata-se de um modelo com um prato em acrílico fundido movido por um motor de 15v com transmissão por correia, incluindo um interruptor eletrónico de velocidade de 33/45rpm por baixo da base.
 

O braço é um Pro-ject de 8,6″ em alumínio com acabamento branco, ao qual foi adicionada uma cabeça Ortofon 2M branca.
 

O Turntable II tem uma edição limitada a 150 unidades mais 20 provas de artista feitas à mão, incluindo a assinatura de Brian Eno e o número de edição gravados na lateral da base.


Mais do que um simples gira-discos, esta é uma obra de arte cujo preço ronda os 29 mil euros (24 mil libras), com disponibilidade a partir da galeria de arte Paul Stolper, onde Eno já expõe outras obras menos musicais e mais luminosas, como é o caso das suas
Light Box.



Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!