Pro-Ject Automat 2 |
Para quem se pretende iniciar na reprodução de vinil, a perspetiva de montar uma célula no gira-discos e efetuar os respetivos ajustes e calibração, podem ser motivo para adiar a entrada numa das formas de ouvir música que mais satisfação pode trazer.
Com o Pro-Ject Automat 2, começar a ouvir um disco em vinil não poderia ser mais simples. Coloque um disco, carregue em “start”, sente-se no sofá e divirta-se. Quando um dos lados acabar de tocar, vire o disco ao contrário e repita.
Pro-Ject Automat 2 |
A seleção de gira-discos totalmente automáticos não é muito grande, no entanto a Pro-Ject fabrica uma versão mais barata que faz um bom trabalho, mas é um produto diferente. A diferença entre o A2 e o A1 consiste num chassis acionado por correia com um amortecimento muito melhor. O A2 pesa quase mais dois quilos e as peças móveis, prato e braço, são montadas numa placa separada que assenta no sub-chassis com amortecimento flexível entre elas. Isto evita que as ressonâncias interfiram com a célula. Além disso, pode agora selecionar o ponto de início para discos de 7" (singles) ou 12" (LPs) para discos de 45 RPM. Os colecionadores de discos antigos de goma-laca 78 RPM também não foram esquecidos.
O gira-discos só está disponível em preto mate e algumas peças de plástico fazem-no parecer mais barato do que é. Mas os pormenores como os cabos, os conectores e o braço são de boa qualidade.
Pro-Ject Automat 2 |
A célula incluída, já pré-montada é a conhecida Ortofon 2M Red, muito superior à OM10 que vem com o A1. Seguindo as instruções de montagem descritas no manual com fotos a cores, estará pronto a tocar música poucos minutos depois de desembalar o gira-discos. Está também incluído um cabo amovível de melhor qualidade (Connect-it E), mas como o gira-discos não tem um amplificador phono integrado, terá de ser ligado a um amplificador que já possua um, ou a um separado que contemple células MM.
Tal como qualquer gira-discos, o Automat 2 deverá ser colocado numa superfície plana e nivelada
Tal como com qualquer outro gira-discos, para se obter o melhor desempenho, o Automat 2 deverá ser colocado numa superfície plana, mas infelizmente os seus pés não permitem nivelamento, que terá de ser feito na base onde ficar assente. O braço feito de alumínio assenta num rolamento de alumínio em quatro pontos, e tem um ajuste fácil do peso para a célula e anti-skating.
Pro-Ject Automat 2 |
A música reproduzida pelo Automat 2 tem contraste dinâmico e os graves têm um peso agradável
O som do Automat 2 é envolvente, a música tem contraste dinâmico e os graves têm um peso agradável. O som é focado, e no tema Wisdom Eye, a harpa da artista de origem ucraniana Alina Bzhezhinska soa bem definida. A apresentação geral talvez não esteja ao nível do residente Pro-Ject Classic Evo do mesmo fabricante, mas este, além de estar equipado com uma célula MC, está num patamar de construção e preço superior.
O nosso veredito é que tendo em conta o seu bom desempenho sonoro, o Pro-Ject Automat 2 é o gira-discos a escolher, se a facilidade de utilização for uma prioridade absoluta.
Pro-Ject Automat 2: 1.199 euros disponível em On-Off
Pro-Ject Automat 2 |