Concerto gratuito: Homenagem a Nina Simone no Panteão de Paris

Fernando Marques
Por
0
Cantora Celeste numa homenagem a Nina Simone
Homenagem a Nina Simone: Celeste - If you go away

Seis artistas contemporâneos interpretam temas de Nina Simone no Panteão de Paris em França, o país que a acolheu durante as conturbadas décadas 1950-60 da segregação racial nos EUA, onde acabou por ficar a viver já nos anos 1990, e viria a morrer em 2003 . 


O canal Arté apresenta, ALA.NI, Patrice, Celeste, Kareen Guiock Thuram, Kham Meslien e Youn Sun Nah celebram o legado da cantora norte-americana. Seis artistas, seis perspectivas emocionais sobre a obra desta artista intemporal.

  1. ALA.NI - Four Women
  2. ALA.NI & Patrice - Sinnerman
  3. Youn Sun Nah - Feeling Good
  4. Kareen Guiock-Thuram - Mississippi Goddam
  5. Youn Sun Nah - Lilac Wine
  6. Patrice - Ain't Got No / I Got Life
  7. Celeste - If you go away
  8. Kham Meslien - Plain Gold Ring

Nina Simone nascida Eunice Kathleen Waymon em 1933 foi uma cantora, compositora, pianista e ativista dos direitos civis norte-americana. A sua música abrangia estilos como o clássico, folk, gospel, blues, jazz, R&B e pop. O seu estilo ao piano era fortemente influenciado pela música barroca e clássica, especialmente Johann Sebastian Bach, e acompanhava o canto expressivo e jazzístico da sua voz de contralto.


A artista ALA.NI numa homenagem a Nina Simone
Homenagem a Nina Simone: ALA.NI - Four Women


Sexta de oito filhos nascidos numa família pobre da Carolina do Norte, Simone aspirava inicialmente a ser pianista clássica. Com a ajuda de alguns apoiantes na sua cidade natal, inscreveu-se na Juilliard School of Music em Nova Iorque. Depois candidatou-se a uma bolsa para estudar no Curtis Institute of Music em Filadélfia, onde, apesar de uma audição bem recebida, lhe foi recusada a admissão, facto que atribuiu ao racismo. Em 2003, poucos dias antes da sua morte, o instituto concedeu-lhe um diploma honorário.


No início da sua carreira, para ganhar a vida, Simone tocou piano num clube noturno em Atlantic City. Mudou o seu nome para “Nina Simone” para se disfarçar dos membros da família, tendo escolhido tocar “a música do diabo” ou o chamado “piano de cocktail”. Foi-lhe dito no clube noturno que teria de cantar com o seu próprio acompanhamento, o que efetivamente lançou a sua carreira como vocalista de jazz. Gravou mais de 40 álbuns entre 1958 e 1974, estreando-se com Little Girl Blue. Lançou o seu primeiro e maior êxito nos Estados Unidos em 1959 com “I Loves You, Porgy”, que alcançou o top 20 da tabela Billboard Hot 100. 


Guiock-Thuram - Mississippi Goddam 
Homenagem a Nina Simone:  Guiock-Thuram - Mississippi Goddam


Simone também se tornou conhecida pelo seu trabalho no movimento dos direitos civis durante as décadas de 1950 e 1960, e mais tarde fugiu dos Estados Unidos e estabeleceu-se em França após o assassinato do seu amigo Martin Luther King Jr. em 1968. Viveu em França durante os anos 50 e 60 , mas não foi a primeira vez que Simone se tornou conhecida. Em 1991, Simone publicou a sua autobiografia, I Put a Spell on You (título do seu famoso álbum de 1965), e continuou a atuar e a atrair audiências até à sua morte. A Rolling Stone classificou Simone como uma das maiores cantoras de todos os tempos em várias listas.





Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!