Sony SRS-XB100: potência concentrada

António Eduardo Marques
Por
0

 

Sony SRS-X100
Sony SRS-X100

O mercado está inundado de colunas Bluetooth, mas esta pequena Sony captou a nossa atenção, uma conjugação entre um formato super-compacto e um som surpreendente, que parece surgir de uma coluna bem maior. Perfeita para o verão!


Disponível em laranja, azul, cinza claro e preto, a Sony SRS-XB100 compete com dezenas (provavelmente, centenas!) de propostas semelhantes para levar a música a todo o lado neste verão. Mas mesmo que não pareça, os seus argumentos são convincentes.


Primeiro, o formato. Trata-se de um pequeno cilindro com menos de 8 cm de diâmetro e 9 cm de altura. Encontramos um pequeno altifalante full range (enfim, tão "full" como possível!) de 7 cm de diâmetro; em baixo temos ainda um radiador passivo montado paralelamente ao altifalante.

Os botões no corpo da coluna são fáceis de explicar. Da esquerda para a direita, o botão de ligar/desligar, o botão de emparelhamento Bluetooth (que serve também para emparelhar uma segunda XB100, de forma a termos som estéreo), o botão play/pausa (que serve também para atender chamadas, até porque a coluna tem um microfone integrado), e os botões "-" e "+" para controlo do volume. Ainda mais à direita (não visível na foto acima) temos uma tampa de borracha que protege a tomada USB-C que permite carregar a coluna.


Na embalagem encontramos, além da coluna, um cabo USB-A > USB-C bem como a correia que surge nas imagens.





A base apresenta três ranhuras que servem de pórticos
bass reflex  para reforço dos sons graves oferecido pelo radiador passivo, sendo que uma quarta ranhura serve, na realidade, só para fazer passar a correia de transporte, que pode ser apenas colocada na parte de cima (ver imagem da coluna preta) mas também em cima e em baixo (coluna laranja).

 

Mas vamos ao som, que é o que mais nos interessa. Em comparação como algo como a Bose SoundLink Color II que usamos frequentemente, perde um pouco em extensão de graves, mas isso seria de esperar dadas as suas diminutas dimensões. Pelo lado positivo, o som da XB100 é bem menos "artificial" do que aquele que obtemos a partir do tratamento DSP mais agressivo que é típico da marca norte-americana.


A Sony indica uma capacidade de reprodução entre os 20 Hz e os 20 kHz, mas trata-se, evidentemente, de um valor otimista. O que não nos impediu de ficarmos (muito) satisfeitos com o resultado final, ajudado certamente pelo suporte ao codec AAC sobre Bluetooth 5.3.


Além disso, o que aqui se oferece, mais do que apenas qualidade, é portabilidade e a tentativa de oferecer um "bom som" a partir de uma coluna de (muito) pequenas dimensões, pronta para ser levada para todo e qualquer lado – incluindo a praia e a piscina, até porque tem certificação IP67.


A potência limitada (2,5 Watts) serve perfeitamente este projeto e tem a vantagem de manter o consumo de energia baixo, permitindo uma elevada autonomia, que a Sony diz rondar as 16 horas – mais do que suficiente para um dia inteiro de farra!


Recomendada? Sem dúvida! A única questão é o seu PVP de referência, um pouco elevado (65€). Contudo, é possível a sua aquisição por cerca de 40€, nas lojas online, um preço bastante mais simpático e que torna a sua compra num no-brainer.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!