Estamos cada vez mais rodeados de som transmitido sem fios, o que significa sempre uma experiência inferior à que é possível com equipamentos cablados. Mas os dispositivos com Snapdragon Sound já chegaram e prometem uma experiência sem perdas.
A maioria dos entusiastas que usa dispositivos sem fios procura sempre a melhor forma de otimizar a sua experiência de audição e a família de codecs aptX foi criada precisamente para isso. O problema é sempre o compromisso entre os aspetos práticos da dicotomia "sem fios vs cablado" e a qualidade do som, uma vez que – até agora – esse compromisso existia sempre.
Isto porque mesmo a tecnologia aptX atualmente disponível (incluindo aptX HD) incluia sempre alguma forma de compressão de dados. Eram (e são) melhores que o SBC usado pelo Bluetooth "normal", no sentido de permitirem maiores bitrates, mas continuam a ser soluções com compressão.
E dizemos "até agora" porque já começaram, finalmente!, a chegar ao mercado os produtos equipados com a mais recente geração do codec aptX, sem perdas, entretanto rebatizado Snapdragon Sound: temos a capacidade de transmitir, sem fios, áudio sem compressão de qualidade equivalente à do CD Audio "Red Book"... desde que os ficheiros de origem tenham igualmente essa qualidade, claro!
Apesar da Qualcomm ter anunciado o Snapdragon Sound em 2021, até há bem pouco tempo eram ainda raros os dispositivos com suporte para este codec. No entanto, as coisas estão a mudar rapidamente, e neste momento já existem todas as peças necessárias para a criação de uma cadeia de transmissão sem fios e sem perdas com fontes, DACs e auscultadores.
iFi NEO iDSD 2
iFi NEO iDSD 2 |
A primeira destas primeiras peças a chegar ao mercado foi o DAC NEO iDSD 2 da iFi Audio, que inclui até funcionalidades que a empresa britânica diz terem sido desenvolvidas em conjunto com a própria Qualcomm.
Esta máquina é essencial para dotar um sistema de hi-fi de suporte para Snapdragon Sound, permitindo o streaming de fontes compatíveis. Note-se contudo que, neste caso, o Snapdragon Sound é apenas suportado como entrada e não como saída. Isto é, o equipamento pode receber streaming de alta qualidade a partir de um smartphone, por exemplo, mas a saída para auscultadores ou para o próprio sistema Hi-Fi é sempre cablada.
O NEO iDSD 2 é destinado a ser usado em casa. Uma versão portátil, designada iDSD Diablo 2 e igualmente com suporte para Snapdragon Sound, está também disponível.
iDSD Diablo 2 |
Smartphones e auscultadores
Os smartphones são certamente a fonte preferencial para quem pretende realizar streaming sem perdas. Contudo, a verdade é que ainda são poucos os modelos com suporte para esta tecnologia.
Ainda assim, o website da Qualcomm permite descobrir alguns, entre eles o Sony Xperia 1 VI, o Asus Zenfone 11 Ultra e o ROG Phone 8, e os Xiaomi 14, 14 Pro e 14 Ultra. O mais estranho é que nenhum destes fabricantes dá grande destaque a esta funcionalidade nas páginas de especificações técnicas nestes seus modelos.
E o mesmo pode dizer-se quanto aos auscultadores. Também não são (ainda) muitos os modelos com suporte para transmissão sem fios e sem perdas, mas ainda menos os que deixam claro perante os potenciais interessados que é esse efetivamente o caso com os seus produtos.
Não são ainda muitos os produtos com suporte para Snapdragon Sound, e ainda menos os fabricantes que salientam esta funcionalidade nos seus produtos.
Uma vez mais, é através do website da Qualcomm que descobrimos o suporte para Snapdragon Sound nos mais recentes produtos da Bose, incluindo os auscultadores com cancelamento ativo de ruído QuietComfort Ultra e os novos auriculares Ultra Open Earbuds. Outros fabricantes de auscultadores que oferecem transmissão lossless via Bluetooth são a Shure, com os AONIC 50 Gen2, a Yamaha (YH-E7008) e a Denon, com os auriculares True Wireless Pearl Pro.
Uma coisa é certa: aquilo que parecia impossível até há bem pouco tempo, é agora possível. E será apenas uma questão de tempo até que o suporte para a transmissão de som sem fios e sem perdas se torne uma realidade em mais equipamentos e em produtos mais acessíveis.