Nagra 70th Anniversary Reference |
Foi com um enorme prazer que o Música&Som esteve presente na Ajasom, no segundo fim-de-semana de abril deste ano, para a apresentação do novo gira-discos Nagra 70th Anniversary Reference, que celebra os setenta anos da marca.
Curiosamente, a marca suíça de alta-fidelidade começou por fabricar gravadores de fita, pelas mãos do seu fundador Stefan Kudelski. Desde então os excelentes gravadores Nagra não só foram utilizados nos quatro cantos do Planeta, como até no programa espacial Apollo da Nasa. Muitos discos que se tornaram de culto para audiófilos, foram gravados com equipamentos Nagra, incluindo o famoso "Jazz at the Pawnshop" em que foram utilizados dois Nagra IV.
Nagra 70th Anniversary Reference |
Durante o fim-de-semana com lotação esgotada nas instalações da Ajasom, o anfitrião aos comandos do gira-discos Nagra 70th Anniversary Reference foi Kerry St. James, diretor de marketing da Nagra, que trouxe alguns exemplares da sua coleção particular de LP's como: "Miles & Quincy: Live at Montreux", "Steely Dan: Aja", ou "The Doors: L.A. Woman".
Nagra HD Phono e Nagra Classic Preamp |
De acordo com a nossa perceção e da restante audiência, o som do conjunto: gira-discos Nagra 70th Anniversary Reference equipado com a nova célula Nagra MC Reference MC-4 Cartridge; Nagra HD Phono; Nagra Classic Preamp; monoblocos Nagra Classic AMP, ligados às colunas Kharma Midi Exquisite 3.0, estava com uma qualidade absolutamente irrepreensível.
Nagra Modulometer |
No entanto, fizemos uma visita posterior à Ajasom para uma audição a solo com um dos 70 exemplares que serão fabricados do Nagra 70th Anniversary Reference com um preço de 169 500 euros. Ficámos completamente arrebatados com a capacidade de reprodução de vinil por parte do gira-discos, bem como do resto do sistema. Atrevemo-nos a levar um LP do baixista Jonas Hellborg, que o Jorge Mendes simpaticamente pôs a tocar. Deixamos uma amostra ínfima do que ouvimos.