A Sony anunciou ontem os seus novos televisores para 2024, simplificada em torno de três gamas: BRAVIA7, BRAVIA 8 e BRAVIA 9.
Além das melhorias esperadas em termos de qualidade de imagem, a maior surpresa foi mesmo o facto da gama de topo (BRAVIA 9) consistir agora televisores LCD com retroiluminação Mini LED, em vez de painéis OLED, os quais ficaram reservados para a gama intermédia (BRAVIA 8).
No seu anúncio, a Sony salienta não apenas os seus avanços tecnológicos em termos de tecnologia Mini LED (quer ao nível do hardware propriamente dito, quer dos algoritmos de controlo do local dimming) mas também o elevado brilho destes seus novos produtos – precisamente uma área onde os painéis OLED têm dificuldade em competir.
No Europa, a gama BRAVIA 7 passa a ser a de entrada, muito embora noutras regiões, caso dos EUA, a Sony tenha também apresentado ontem uma gama ainda mais acessível, BRAVIA 3, cujos painéis dispensam a tecnologia Mini LED em favor da mais barata edge lighting.
Para quem procure detalhes técnicos sobre este anúncio, designadamente sobre os avanços na tecnologia Mini LED da Sony, encontra mais informação no vídeo abaixo, do canal HDTVTest: