McIntosh C55 e C2800 |
A nova geração do pré-amplificador solid state C55 e do pré-amplificador a válvulas C2800 oferece uma experiência melhorada e conectada.
A norte-americana McIntosh Labs pertence ao grupo de marcas no mundo do áudio que lança produtos apenas quando sente a necessidade de acrescentar algo de significativo à sua gama e não por pressão temporal de ter que lançar algo novo todos os anos.
É certamente esse o caso com os dois novos pré-amplificadores: o C55, com circuitos transistorizados (solid state) e o C2800, que utiliza válvulas – neste caso, três 12AX7A e uma 12AT7.
Diz a McIntosh que o C55, como portador da inovação, herda o legado do seu multipremiado antecessor, o C53, e eleva a experiência de áudio em casa a novos domínios do nirvana sonoro. Com uma engenharia de precisão e um fabrico artesanal, o C55 reclama orgulhosamente a sua posição como líder do sector. O C55 inclui um equalizador analógico de 8 bandas para afinar a música com precisão, criando uma experiência de áudio personalizada – mas o equalizador pode ser ignorado, se o utilizador o desejar.
Quanto ao C2800, é assim definido no press-release da marca: o pré-amplificador a válvulas C2800 incorpora uma fusão de paixão pelo áudio e precisão de engenharia, concebida para deliciar até os audiófilos mais exigentes. No coração do C2800 encontra-se um circuito de válvulas concebido metodicamente e que aproveita os mais recentes designs para praticamente eliminar o ruído e a distorção. O C2800 oferece uma experiência de áudio personalizada para otimizar o desempenho de acordo com as especificações individuais de cada utilizador. Os circuitos electrónicos de graves e agudos permitem ajustar o nível de volume das frequências baixas e altas em passos precisos de 1dB. Além disso, o C2800 memoriza as definições de desvio do circuito de controlo de tom para cada entrada.
Apesar das suas diferenças, ambos os pré-amplificadores partilham diversas funcionalidades, nomeadamente 16 entradas (!), incluindo 9 analógicas e 7 digitais. No caso das interfaces analógicas encontramos entradas de gira-discos (MM e MC) ajustáveis, juntamente com tecnologia DAC de qualidade audiófila.
Com três conjuntos de saídas estéreo balanceadas e não balanceadas, o C55 e o C2800 oferecem uma grande flexibilidade na ligação a amplificadores de potência. O seu design permite configurações de bi-amplificação e um Processor Loop, algo que não estava disponível nas últimas gerações de pré-amplificadores McIntosh, regressa nestes equipamentos e permite uma melhor integração de processadores externos.
Saídas para auscultadores de alta qualidade – High Drive Headphone Amplifier with Headphone Crossfeed Director (HXD®) – estão igualmente presentes em ambos os equipamentos, os quais foram também "Roon Tested".
A McIntosh Labs indica preços de referência de 9.000 dólares quer para o C55 como para o C2800. A marca tem representação em Portugal através da Ajasom.