Cayin N3 Ultra |
Numa altura em que áudio portátil é sinónimo de streaming através de smartphones, a Cayin propõe algo inesperado: um leitor de bolso... com um andar a válvulas!
A Cayin é uma empresa chinesa já com provas dadas no mundo da amplificação a válvulas, e que tem um distribuidor europeu com sede na Alemanha. O N3 Ultra é a mais recente versão do seu leitor de áudio portátil, que começou a chegar à Europa em abril.
A lista de características técnicas e de funcionalidades é impressionante, (como se pode observar aqui) mas a mais interessante é, sem dúvida, a utilização de duas válvulas miniatura no estágio analógico. Trata-se de válvulas 6418 JAN originalmente fabricadas pela norte-americana Raytheon nos anos 80 para o exército dos EUA. Estas válvulas, de que a Cayin diz utilizar modelos NOS (New Old Stock), foram precisamente criadas para equipamentos de áudio, nomeadamente rádios militares portáteis.
Mas o N3 Ultra não ficou preso ao passado, utilizando chips modernos topo-de-gama. Este modelo é baseado num processador Snapdragon 425 para correr o sistema operativo Android e inclui dois DACs de 32 bit AK4493S com capacidade de reprodução de ficheiros de áudio em ultra alta resolução até PCM 768 kHz e DSD 22.4 MHz.
Cayin N3 Ultra (interior) |
Além disso, e apesar de ter sido concebido sobretudo como leitor digital, o Cayin N3 Ultra pode também ser usado como DAC externo.
De resto, nada parece ter sido esquecido: saídas para auscultadores normais (3,5mm) e balanceadas (4,4mm); bateria de 4.500 mAh para até 12 horas de reprodução e carregamento rápido QC 3.0; suporte para até 1 TB de armazenamento através de cartão micro SDXC; equalizador paramétrico de 10 bandas... Vale a pena passar em revista todas as características e funcionalidades na página oficial do produto.
E ainda deixámos o melhor para o fim: o Cayin N3 Ultra tem um preço "não pornográfico" de cerca de 600€ a partir do website da marca, com portes grátis para todos os países da União Europeia.