A plataforma francesa de streaming e download de música Qobuz, une forças com editora de jazz ECM – Edition of Contemporary Music – criada pelo produtor Manfred Eicher em 1969. Esta iniciativa global contará com playlists exclusivas, conteúdo editorial e vídeos originais em colaboração com artistas da ECM para celebrar o lendário selo de Munique.
A iniciativa contará também com uma ampla seleção de ofertas de download do vasto catálogo da editora alemã, incluindo lançamentos de muitos artistas notáveis do passado e do presente, de Keith Jarrett e John Scofield a Avishai Cohen, Jan Garbarek, Pat Metheny e muitos mais, a maioria deles em qualidade de alta resolução de 24 bits.
A colaboração com a ECM Records é o mais recente desenvolvimento nas iniciativas da Qobuz para oferecer aos amantes da música de vários géneros um serviço único e excepcional, como líder de mercado em conteúdo original. Em 2022 e 2023, Qobuz colaborou com outras duas editoras de renome, Blue Note e Deutsche Grammophon, em iniciativas globais destacando tanto os seus catálogos históricos como os seus lançamentos contemporâneos.
A nova parceria com a ECM visa apresentar o catálogo lendário da editora, novos lançamentos e artistas emergentes, incluindo gravações icónicas do século XX de Keith Jarrett, Charlie Haden, John Surman, Pat Metheny, Jack DeJohnette, Jan Garbarek, Ralph Towner, Nik Bärtsch, Anouar Brahem, Dominic Miller e mais. A campanha multiplataforma incluirá ofertas especiais na loja de downloads Qobuz e novos conteúdos em destaque nas aplicações de streaming, com playlists cuidadosamente selecionadas e vídeos de artistas em homenagem à editora. A maior parte do catálogo virá em alta resolução de 24 bits.
Em 1984, a editora lançou a sua Nova Série, dedicada à música anotada, com o lançamento do influente álbum “Tabula Rasa” com obras de Arvo Pärt. No próximo 40º aniversário neste outono será marcado com algumas campanhas especiais, incluindo compositores como Steve Reich, Valentin Silvestrov, Tigran Mansurian, Heinz Holliger, György Kurtág e intérpretes notáveis como Gidon Kremer e András Schiff.
“Qobuz tem apoiado constantemente as produções ECM, o selo que muitas pessoas gostam de descrever como ‘o som mais bonito depois do silêncio’. Manfred Eicher, o seu fundador, não vive “fora do tempo”, mas sim num “tempo paralelo” ao da sociedade, fazendo da sua lendária editora um planeta de beleza onde o jazz ressoa de uma forma diferente. E foi muitas vezes para a ECM que Keith Jarrett, Charles Lloyd, Jan Garbarek, Chick Corea e tantos outros gravaram os seus álbuns mais intensos… A nossa parceria com a ECM encarna a essência do Qobuz: oferecer uma experiência musical de alta qualidade, enriquecida por conteúdo original e conteúdo editorial de última geração. Estas colaborações são uma ilustração concreta do nosso compromisso em oferecer música de qualidade imbatível, através de um catálogo rico em títulos de alta resolução que melhoram a nossa herança musical ao mesmo tempo que promovem as vozes de amanhã.” Marc Zisman, Chefe de Música da Qobuz.