|
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
|
É normal um produto tecnológico em poucos meses ser suplantado em funcionalidades e preço. Acontece na maioria das áreas, e na vertente digital da alta-fidelidade não é exceção.
Há pouco mais de seis meses testámos o Rose RS 150, um streamer de música com DAC integrado e a particularidade de ser o único que permitia utilizar o serviço de streaming Music da Apple. A plataforma tem angariado cada vez mais utilizadores desde que passou a disponibilizar música em alta resolução. Mas, se por um lado, o Rose RS 150 tem funcionalidades que apelam a quem pretende ouvir música em formato digital no seu sistema de alta-fidelidade, o seu preço superior a 4 mil euros coloca-o num patamar a que poucos conseguem chegar.
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
Recordamos de na altura termos ficado com a impressão de que seria difícil surgir outro equipamento similar, e fizesse tudo o que o Rose RS 150 faz. A sensação durou até termos a oportunidade de testar o Eversolo DMP-A6 Master Edition. Um produto desta natureza não surge por obra do acaso, e tal como no caso da sul-coreana Rose, cuja empresa mãe fabrica quiosques digitais táteis, a chinesa Eversolo tem laços familiares com a Zidoo, conhecida pelos equipamentos para reproduzir vídeo.
A decisão de entrarem no mundo da reprodução de áudio de alta qualidade não podia ter corrido de melhor forma, a começar com o Eversolo DMP-A6 – a versão mais barata que custa 859 euros – e teve excelentes críticas dos "quatro cantos" da internet, seguida pela Master Edition, que no exterior passa a ter um logótipo dourado e no interior recebe melhorias na forma de dois relógios internos femtosecond mais precisos, Op-Amps com muito baixa distorção, e uma fonte de alimentação comutada com filtragem do ruído de alta frequência.
|
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
|
Estas melhorias, segundo a marca, contribuem para elevar a qualidade sonora para um patamar superior. Não testámos a versão normal, mas a avaliar pela forma como o Master Edition toca, acreditamos que o seu desempenho seja já muito bom. Transversalmente às duas versões, o DMP-A6 tem dois DAC com chip ESS Sabre ES9038Q2M implementados de forma totalmente balanceada, um para cada canal, com capacidade de controlo de volume e permite ser utilizado como pré-amplificador. O processador Xmos de 16 cores trata da reprodução de fluxos PCM com resolução 32 bit até 768kHz e DSD512, muito superiores a qualquer gravação disponível nos dias de hoje, mas pode ser interessante para quem goste de aplicar upsampling, e é virtualmente à prova do futuro. Além disso, é também capaz de descodificar totalmente o formato MQA.
As entradas funcionam apenas no domínio digital e são disponibilizadas: Coaxial, ótica e USB-C, além uma porta de rede RJ45 gigabit e Bluetooth com suporte para aptX HD e LDAC. Já as saídas digitais contemplam: Coaxial, ótica e HDMI, que neste caso não funciona como conetor I2S, mas permite ligar a um receiver AV e descodificar o formato DSD multicanal contido nos Super Audio CD. As saídas analógicas RCA estereo e XLR balanceadas, podem ser selecionadas tanto no aparelho como no smartphone, através da respetiva aplicação. Isto é particularmente útil quando utilizado por exemplo com um par de colunas amplificadas e um amplificador de auscultadores, pois permite alternar facilmente entre as duas.
Apesar de ser pequeno, o Eversolo DMP-A6 não deve nada em qualidade de construção aos streamers mais caros
Apesar do seu pequeno tamanho: 9 x 27 x 18.7 cm, o Eversolo DMP-A6 não fica a dever nada em termos de qualidade de construção aos streamers no patamar do Rose RS 150. Tem um chassis em alumínio anodizado em que a única cor disponível é em preto. O painel frontal tem um acabamento escovado, onde o generoso ecrã tátil com 6" (15 cm) de alta resolução assume o destaque. É simultaneamente um prazer olhar para ele e ver as capas dos álbuns ou os vuímetros em detalhe, tal como navegar na sua interface de forma intuitiva e expedita.
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
Na frente temos ainda um botão rotativo que controla volume quando o DMP-A6 é utilizado como pré-amplificador e liga ou desliga o streamer ao ser premido. A navegação entre menus é muito rápida, tanto no DMP-A6, como na aplicação dedicada para smartphone e tablet onde é possível replicar exatamente o que se está a passar no ecrã do aparelho. É fácil perceber que os responsáveis da Eversolo fizeram questão não só de criar uma excelente interface, mas também uma aplicação extremamente funcional com uma estabilidade a toda a prova. Arriscamos dizer que é a melhor que já utilizamos, desde que lidamos com streamers de áudio.
A configuração do aparelho não podia ser mais simples – pode ser feita lendo um código QR com o smartphone –, e uma vez ligado à internet é só inserir os dados nos serviços de streaming que utilizamos para começar a ouvir música. Podemos escolher Tidal ou Spotify, que têm a funcionalidade connect e por isso podem ser controladas a partir da própria aplicação. Mas também: Qobuz, Deezer, HighResAudio, Amazon Music, Apple Music e ainda rádios online como a Radio Paradise ou Tunein Radio. Se já utiliza ou pensa experimentar o software de gestão de música para audiófilos Roon, o DMP-A6 já está certificado. Caso tenha visitas em casa que queiram partilhar as suas músicas, podem fazê-lo via AirPlay 2 ou Chromecast. O suporte UPnP juntamente com os protocolos de partilha de ficheiros SMB e NFS possibilitam a leitura de música guardada em discos de rede.
|
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
|
Quem tenha ainda uma biblioteca de CD ficará contente por saber que pode facilmente passá-la em formato FLAC ou WAV para um disco SSD M2 até 4 TB que pode ser instalado num compartimento na parte de baixo do aparelho, ou em alternativa para os 32 Gb de memória disponibilizados pelo aparelho ou ainda para um disco de rede ou NAS. Experimentámos com um leitor de CD USB da Apple, e em cinco minutos tínhamos um álbum ripado para o local escolhido, com a respetiva capa e músicas perfeitamente identificadas.
O DMP-A6 reproduz música de forma ágil, transparente, e com muita dinâmica
Ao longo do nosso teste, experimentámos ouvir música das várias formas que o Eversolo DMP-A6 permite. Streaming das plataformas Qobuz, Apple Music; da nossa biblioteca com cerca de 2600 álbuns num NAS, e até a partir de um disco externo ligado à porta USB. Qualquer que fosse a origem, o DMP-A6 reproduz música de forma ágil, transparente, com muita dinâmica, um palco sonoro generoso e muito boa separação entre os instrumentos.
|
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
|
O compositor e saxofonista JD Allen volta a juntar-se com o baixista Gregg August e o baterista Rudy Royston, mas pela primeira vez com o guitarrista Charlie Hunter para gravarem “Americana Vol. 2” de 2022, um disco de jazz que homenageia os trabalhadores afro-americanos das plantações do sudeste norte-americano do inicio do anos 1900, mas que soa a blues do início ao fim. O Eversolo DMP-A6 Master Edition tem a habilidade de conseguir extrair toda a informação necessária para ouvir este disco de forma clara e detalhada. Mas sobretudo credível na reprodução dos instrumentos, bem como na recriação da atmosfera do ambiente em que ocorreu a gravação.
|
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
|
Se o Eversolo DMP-A6 não fica a dever nada em termos de qualidade de construção para streamers de um patamar superior, atrevemo-nos a afirmar que esta versão Master Edition também se equipara no desempenho sonoro a aparelhos bem mais caros. Não podemos deixar de ficar muito satisfeitos com a possibilidade de um produto com esta performance e preço, dar a possibilidade a mais pessoas de ouvir música com tanta qualidade.
Eversolo DMP-A6 Master Edition: 1 299 euros, disponível na Delaudio
|
Eversolo DMP-A6 Master Edition |
|