Steinway & Sons Spirio |
Bem, na verdade não tocou só para nós, mas já lá vamos. O Música & Som esteve presente na apresentação da mais recente inovação do fabricante de pianos Steinway & Sons.
Os instrumentos continuam a ser pianos que podem ser tocados de forma perfeitamente normal, mas quando dotados com a tecnologia Spiriocast, ganham a habilidade de poder transmitir o que está a ser tocado num piano, para outro piano, noutra localização remota.
Foi o que aconteceu na demostração em que o Música & Som esteve presente. O consagrado pianista Lang Lang interpretou as Variações de Goldberg a partir de França, na Fundação Louis Vuitton, em Paris, e nós assistimos em direto, e em tempo real à sua performance acontecer no Steinway & Sons colocado no estúdio da Valentim de Carvalho.
As teclas moviam-se de forma mágica sem que ninguém tocasse nelas
As teclas moviam-se de forma mágica sem que ninguém tocasse nelas, e por incrível que pareça, sem nenhum tipo de atraso em relação ao que Lang Lang tocava, como o restrito grupo de pessoas presentes na audiência pôde comprovar através do ecrã onde se via a performance do artista em Paris.
No fundo foi como se Lang Lang estivesse a tocar para aquele pequeno e privilegiado grupo de pessoas, quando na verdade, o mesmo estava a acontecer em simultâneo noutras cidades do mundo. Além de os pianos poderem transmitir em tempo real para outros, também podem tocar apenas localmente, a partir de um catálogo de música, ou gravar as suas próprias performances. O fabricante chama à tecnologia "Real Fidelity", na medida em que não é a reprodução de uma gravação, mas a ação de as teclas se moverem e os martelos tocarem nas cordas, produzindo o som real do instrumento.