Shure Aonic 50 e Bose NCH 700 |
Com excelentes modelos com fios, tanto intra-auriculares, como a cobrirem a orelha inteira, a qualidade dos auscultadores da Shure é reconhecida mundialmente e são naturalmente escolhidos pelos artistas para utilizar como monitores em palco e nos estúdios de gravação. Apesar de terem um design clássico, os Aonic 50 são o primeiro modelo com as tecnologias Bluetooth e cancelamento de ruído e demonstram a importância da vertente lifestyle para a marca.
Para os mais céticos em relação à qualidade, os codecs aptX, aptX HD, aptX de baixa latência, AAC, LDAC garantem uma reprodução sem falhas, mas a tecnologia mais importante é mesmo o cancelamento de ruído que funciona exemplarmente, sobretudo a bloquear baixas frequências provenientes de sistemas de ar condicionado, máquinas de lavar e do trânsito.
O isolamento passivo proporcionado pelas almofadas com esponja de alta densidade, completa o bloqueio das restantes frequências, mas a utilização dos Aonic 50 durante mais do que um par de horas torna-se difícil por causa da pressão exercida pela estrutura, sobretudo para quem use óculos. Já a forma de interagir com os auscultadores, que ainda é feita por meio de botões físicos revelou-se pouco prática, quando a concorrência o faz através de zonas táteis no auscultador.
A Bose é das marcas que há mais tempo aposta na tecnologia de cancelamento ativo de ruído em auscultadores. E, se as primeiras abordagens não foram muito convincentes, a insistência deu frutos. Com um design mais arrojado, os Bose 700 são o expoente máximo da marca, mostrando o que é possível fazer atualmente em termos de hardware e software com um algoritmo otimizado para eliminar tudo o que não seja não só música, mas melhorar também a nossa voz em chamadas telefónicas.
A aposta no design é clara, com um aspeto distinto e elegante. Uma vez colocados na cabeça parecem mais leves do que são na realidade, e são muito confortáveis em períodos de audição prolongados, uma vez que as orelhas ficam totalmente dentro das almofadas. Para tirar partido do potencial dos NCH 700 deverá instalar a app que a marca disponibiliza para android e iOS.
Nela podemos monitorizar o emparelhamento com os diversos equipamentos, bem como definir a gosto o nível de cancelamento de ruído perante as condições de audição. Depois, tudo pode ser controlado na superfície tátil do auscultador direito, ou com os assistentes virtuais Alexa – pré-instalada, ou Google Assistant e Siri premindo um botão.
A qualidade de som é excelente com o cancelamento de ruído ligado, experimentámos vários géneros de música, ficando sempre impressionados com o detalhe em todas as frequências. Com tanta tecnologia a funcionar permanentemente, a autonomia é ainda assim muito razoável, com uma carga a permitir cerca de 20h de utilização.
Shure Aonic 50: 399 euros
Bose NCH 700: 299 euros