iFi Zen: DAC e amplificador de auscultadores para redescobrir a sua música preferida

Fernando Marques
Por
0
iFi Zen
iFi Zen DAC


É um facto que a maioria das pessoas atualmente ouve música com auscultadores. É das formas mais práticas de o fazer, seja na rua em movimento ou a trabalhar sentado à secretária. 


Quem acredita que as características dos auscultadores são suficientes para ouvir música na melhor qualidade não pode estar mais enganado. Ligados diretamente aos smartphones ou aos computadores pessoais perde-se muita da informação contida nos ficheiros de música ou nos populares serviços de streaming. Por muito que os fabricantes digam o contrário, a verdade é que os componentes de áudio integrados nesses aparelhos têm, por norma, um fraco desempenho.


É aqui que entra o iFi Zen, um DAC (conversor áudio digital/analógico) e amplificador de auscultadores. Já tínhamos testado o topo de gama iFi iDSD Pro (2 749€) e ficámos impressionados com a sua versatilidade e qualidade sonora; agora, por apenas 149 euros temos acesso à mesma tecnologia. Assim, estamos a beneficiar do efeito “trickle-down”, em que a marca inclui a tecnologia de topo nos equipamentos mais baratos. 

iFi Zen
iFi Zen DAC

O “coração” deste DAC é um chip Burr-Brown e um circuito proprietário


O iFi Zen foi claramente concebido com esse propósito e a verdade é que não dececiona. Não podíamos ter ficado mais impressionados com aquilo que o pequeno DAC/amplificador é capaz de fazer. O “coração” deste DAC é um chip Burr-Brown e um circuito proprietário que descodificam fluxos de áudio PCM, e DSD e MQA nativamente. A frequência de amostragem suportada vai até 32bit/384kHz, no caso do DSD de 2.8MHz até 12.4MHz (DSD64, 128 e 256). A programação proprietária do chip XMOS (que controla a entrada de áudio por USB) garante que novas funcionalidades possam vir a ser implementadas em atualizações de hardware futuras. Na verdade, o Zen DAC pode ser personalizado de acordo com o gosto de cada um: é possível instalar diferentes firmwares, disponibilizados pela iFi, para experimentar diversos filtros digitais.


O amplificador de auscultadores tem um seletor de ganho chamado “Powermatch” que deverá ser usado na opção “low” com intra-auriculares e “on” quando a escolha recair em auscultadores de grandes dimensões. Há ainda um realce de graves denominado “True Bass” para auscultadores que sejam limitados nessa frequência. Na lista de ligações temos desde a comum entrada 6,3 mm para auscultadores, RCA estéreo ou ainda a mais esotérica 4,4 mm Pentaconn balanceada, que tanto pode ser usada com auscultadores com “jack” balanceado, como para ligar a um amplificador com entrada XLR balanceada e assim integrar o Zen DAC no sistema de alta fidelidade.

iFi Zen DAC

Além da funcionalidade de amplificador de auscultadores, destacamos a possibilidade de poder ligar a saída RCA a um par de colunas amplificadas, como as Tibo Plus 2.1 e fica assim com um sistema hi-fi de secretária muito competente.


A apresentação do tema “Lust For Life” com a voz de Lana Del Rey e de The Weeknd através dos auscultadores Philips Fidelio X2HR foi precisa e focada


Na falta de um cabo de auscultadores balanceado, a análise de escuta teve de ser feita apenas com a normal saída para “jack” de 6,3 mm. A apresentação do tema “Lust For Life” com a voz de Lana Del Rey e de The Weeknd através dos auscultadores Philips Fidelio X2HR foi precisa e focada. Ativar a opção “True Bass” foi desnecessário pois só servia para “contaminar” o resto das frequências. Já no tema “Videogames” é percetível toda a atmosfera da gravação, com a delicadeza da harpa a contribuir para um desempenho muito convincente.

iFi Zen DAC

A resolução dos ficheiros ou streaming que estão a tocar, é-nos indicada por uma luz led por trás do botão potenciómetro ao centro que vai mudando de cor: PCM 44/48/88/96 kHz verde, PCM 176/192/352/384 amarelo, DSD 64/128 cyan, DSD 256 azul, MQA magenta. Utilizando o serviço de streaming Tidal é possível verificar a mudança de cor entre o verde PCM 44 (qualidade de cd) e o azul MQA (master), assim como a respetiva melhoria na qualidade do som. O Zen DAC é alimentado por USB, no entanto, pode ser alimentado por uma fonte externa (vendida separadamente) que a marca diz melhorar ainda mais a performance do mesmo.


iFi Zen DAC: 198 euros

Disponível em Smartstores

iFi Zen DAC



Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(OK, pode ser!) #days=(20)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para análise do tráfego.
Ok, Go it!